OUTUBRO ROSA
Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. é uma forma de manifestação visual e que é compreendida em qualquer lugar no mundo. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
Ao se falar de câncer, existem estudos científicos relacionados com o vinho, e o resveratrol é o fator principal destes estudos, pois é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes, cascas e engaço das uvas brancas e tintas, no entanto, somente no vinho tinto é que você terá o resveratrol, pois no processo de produção o mosto fica em contato com as cascas.
Resultados científicos apontam para o Resveratrol como substância de efeito benéfico na prevenção do câncer, pela sua capacidade de conter a proliferação de células tumorais, através da inibição da proteína NF Kappa B, a qual está envolvida na regulação da proliferação celular.
Segundo a revista Faseb, um grupo de médicos Italianos realizou testes em laboratório mostrando que o resveratrol, pode impedir o desenvolvimento da doença, bloqueando os efeitos do estrógeno. Segundo os estudos: “Resveratrol é um potencial fármaco que pode ser explorado quando o câncer de mama se torna resistente à terapia hormonal.”
Por enquanto são apenas testes, e ainda não podem ser aplicados de forma terapêutica, alerta o médico, Gerald Weissman.
Nos apoiamos esta campanha, e por este motivo estamos aqui para lembrar! Você já fez exames preventivos este ano?
E como Vinho também é Saúde!! Relacionamos alguns vinhos que representam o Outubro Rosa!!
Confira a seleção muito especial!!