quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Uva Frappato di Vittoria

Você conhece a uva Frappato di Vittoria ou Frappato?

É uma uva italiana tinta plantada principalmente na Sicília. Como um varietal , Frappato da aos vinhos a cor, com um distinto aroma. É mais comumente visto na composição de vinhos da Sicília quando DOCG, passa a ser Cerasuolo di Vittoria, que consiste em Frappato e Nero d'Avola nos percentuais 30-50% e /ou 50-70%.
Um estudo italiano publicado em 2008, utilizando a tecnologia do DNA mostrou uma estreita relação genética entre Sangiovese de um lado e de outro 10 variedades de uvas italianas. É, portanto, provável que Frappato é um cruzamento de Sangiovese e outra uva, que até agora não foi identificada.
Alguns Sinônimos para Frappato di Vittoria: Frappato, Frappato Nero, Frappato Nero di Vittoria, Frappatu, Frappatu di Vittoria, Nerello, Nerello di Catania, e Nero Capitano.

Um pouco mais sobre o Vinho de Cerasuolo di Vittoria

Cerasuolo di Vittoria é produzido a partir de uvas cultivadas em um distrito perto da cidade de Vitória, na província sudeste de Ragusa, Cerasuolo di Vittoria é uma composição de duas uvas: Nero d'Avola e Frappato.

Nero d'Avola é a uva tinta mais plantada da Sicília e dá ao Cerasuolo seu corpo e riqueza, enquanto Frappato acrescenta aromas, geralmente de cereja fresca (a palavra Cerasuolo significa cereja) e acidez.

Durante anos, enquanto Cerasuolo era um vinho DOC, o mix foi quase sempre 60% Nero d'Avola e 40% Frappato. A partir da safra 2005, o vinho foi reconhecido com o status de DOCG e com essa classificação, os enólogos têm mais liberdade para fazer a composição. Agora algumas composições são de 70% Nero d'Avola e 30% Frappato, enquanto outros são exatamente o oposto, e há também 50/50 das uvas. Os produtores podem engarrafar uma versão DOCG ou uma versão DOC ou ambos.

Cerasuolo di Vittoria é um vinho de corpo médio que pode ser envelhecido em várias formas. Alguns produtores usam barris de carvalho de grande porte, enquanto outros preferem pequenos barris de carvalho (barricas).

Geralmente, a maioria dos Cerasuolos di Vittoria expressa fruta madura como a cereja, corpo médio no palato e um acabamento com taninos moderados e acidez viva. A maioria das versões é destinada para consumo dentro de 5-7 anos da colheita, embora algumas garrafas excepcionais tem longevidade para se beber depois de 20 anos ou mais.