Doppelbock
Para entender o que é uma Doppelbock, você primeiro precisa entender uma Bock. A maioria dos estilos de cervejas tem uma característica e uma assinatura, ou os dois que dominam seu perfil. Se buscar a pura essência encontrará em uma bock.
O estilo “bock” nasceu e foi criado na Alemanha e suas características de malte são bastante peculiares ao paladar, como nenhum outro estilo de cerveja. Estas lagers luxuriosas e fortes, se apresentam em vários sub-estilos além da Bock: a Doppelbock, a mais forte, uma mais pálida, Helles primavera e a Mailbock, entre outras. As Bocks apresentam uma gama de cor dourada à marrom escuro; e a escala de intensidade, de moderada à forte, no vigor. Algumas bocks são sazonais, coincidindo mesmo com os calendários religiosos, mas muitas podem ser encontradas ao longo do ano na Alemanha.
O nascimento da Bock
As raízes da cerveja bock podem ser rastreadas por volta do século XIII, na cidade de Einbeck, no norte da Alemanha. Einbeck, foi um importante centro do comércio europeu na Idade Média e um núcleo de cervejarias. As cervejas de Einbeck foram altamente consideradas em toda a Europa, e houve a exportação para diversos países como a Inglaterra, Escandinávia, Oriente Médio, além dos países do Mediterrâneo e do Báltico.
Muitos autores têm apresentado várias teorias a respeito da origem do nome Bock. Uma delas afirma que é uma derivação do nome “beck” em Einbeck. Outra cita a palavra alemã “Bock” que na tradução corresponde a “Bode”, como uma origem, referindo-se a força do animal que é expressa na bebida; e outra hipótese se refere a certos povos, que procuravam o auxílio e a proteção dos deuses produzindo assim a sua cerveja, apenas durante o período correspondente ao signo de Capricórnio, e lá aparece o “Bode” novamente. Por isso, muitos dos rótulos de Bock exibem a imagem de um bode.
As cervejas Bock são mais fortes do que as outras Lagers, pois são mais robustas e alcoólicas; possuem maior presença de malte e são mais escuras, podendo chegar a uma tonalidade castanha escuro. Apesar disso, são suaves no paladar com o malte em evidência, pois são armazenadas para descansar e assim acentuam ainda mais suas características.
Doppelbock
Doppel, em alemão, significa “dobro”. Enquanto o teor alcoólico da Bock Tradicional pode variar de 6,3 à 7,2%, por volume; a Doppelblock pode conter até 10% de álcool por volume. Esta bebida é normalmente consumida nas estações frias, como se fosse um conhaque.
Geralmente os fabricantes batizam suas cervejas com nomes terminados em “ator”, seguindo a nomenclatura da primeira Doppelbock fabricada pelos monges paulinos na Alemanha, em 1780: Salvator.
Em geral são cervejas fortes e nutritivas que atendiam ao propósito perfeitamente, proporcionando sustento tanto físico quanto mental.
Ayinger Celebrator
Fabricada na aldeia de Aying, no sopé dos Alpes alemães não muito longe de Munique. O aroma é de malte puro e pouco lúpulo. Maltes escuros em evidência no sabor, com notas de caramelo. É relativamente seca para uma doppelbock.