sexta-feira, 13 de março de 2015

Os vinhos de 50 Tons de Cinza


Umas das trilogias de maior sucesso dos últimos tempos, 50 Tons de Cinza, além de surpreendente traz o charme e a elegância dos vinhos franceses da região do Vale do Loire, mais precisamente do vilarejo de Sancerre. Famoso pela uva Sauvignon Blanc, o solo na região é bastante alcalino, baseado em calcário o que ajuda a promover características “minerais” no vinho, ao invés de sabores muito frutados, como nos Sauvignon Blancs dos países do Novo Mundo.

Não é a toa que a autora do livro escolheu o “Sancerre” como vinho do protagonista, pois assim como a personagem o vinho é muito elegante e marcante.

Aliás, uma ótima sugestão para a sua leitura é o Sancerre de Pascal Jolivet. Quer comprar? Vai lá: http://www.todovino.com.br/vinho-pascal-jolivet-sancerre-750ml-1286.aspx/p

quinta-feira, 12 de março de 2015

A história de uma viagem, de uma herança, de uma busca. Uma homenagem que vale a pena assistir!
Bonito e inspirador.


quinta-feira, 5 de março de 2015

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dias Quentes da Estação



Com o começo de um novo ano, gostaríamos de sugerir um desafio àqueles que não pensam em vinhos nos dias quentes, que neste ano tenham novas experiências com vinhos diferentes dos que usualmente degustam.
Para facilitar o experimento, pensem no vinho como uma roupa, em dias quentes não se sai com casacos de lã, assim também é com o vinho, você encontra um vinho para cada ocasião.

Calor, férias, piscina, praia, pode até ficar difícil de se imaginar tomando um vinho, logo que a preferência nacional é a cerveja, e neste período do ano, ela está em alta.

Os vinhos para dias quentes precisam ter como determinante em suas características:
uma boa acidez, leveza, vivacidade, frescor, taninos macios e graduação alcoólica moderada, estas características se encontram nos vinhos brancos, roses, espumantes e até em vinhos tintos de menor concentração de taninos.

Não esqueça que vinhos com estas características precisam ser servidos sempre em baixas temperaturas.

Segue a temperatura ideal de serviço de cada tipo de vinho:
Espumantes: 5ºC;
Brancos Doces: 6ºC;
Champagnes: 8ºC;
Brancos Secos e Leves: 9ºC;
Brancos Secos de Corpo Médio: 12ºC;
Brancos Secos Encorpados: 14ºC;
Rosés: 9 a 10ºC; e
Vinhos Tintos Leves: 12ºC.

Faça um ano diferente, não fique na imaginação, comece hoje a degustar um bom vinho branco, rose ou espumante, refresque-se e Feliz Ano Novo!

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Feliz Ano Novo


Desejamos um novo ano repleto de Alegrias, Saúde, Amigos, Vinhos, Espumantes e cervejas.
Que nunca lhe falte a mão a taça de sua bebida preferida.
Que 2015 transborde de coisas boas para você celebrar!