Vino de Pago
O que é um Vino de Pago? é um vinho, cuja indição geográfica espanhola para vinhos, garante a procedência das uvas de uma zona geográfica com características de solo específica. Isto é, quando existe uma área específica, com um micro clima e composição do solo, particularmente específicos que diferenciam e distinguem de outras áreas da sua região.
Esta indicação geográfica é regulamentada pela Lei de Vinha e do Vinho ( 2003 ), que estabelece que os vinhos para receberem esta indicação deve atender aos seguintes requisitos:
1. O pago tem de ser conhecido com o nome tradicionalmente associado ao cultivo das vinhas das quais o vinho é obtido e cuja extensão máxima não pode ser igual ou superior à de qualquer território no qual ele está localizado.
2. No caso em que o pago seja incluído integral no âmbito territorial de uma denominação de origem, podem ser chamados Vinhos de Pago Calificado sempre que preencha os requisitos para os vinhos de denominação de origem .
3. Os vinhos de Pago são produzidos e engarrafados pelas pessoas físicas e ou jurídicas que que detenham o título das vinhas de Pago, e vinícolas localizadas nas proximidades.
4. Todas as uvas que se destine a produção dos Vinhos de Pago, deverão ser de vinhedos de Pago e os vinhos devem ser processados, armazenados e criados separadamente de outros vinhos.
5. Na vinificação dos vinhos de Pago, devesse implementar um sistema de qualidade global, que será aplicável a partir da produção das uvas para a colocação do vinho no mercado.
6. Cada vinho de pago deve ter uma autoridade de gestão, sujeito à legislação das comunidades autónomas .
Segue a lista dos vinhos de Pago registrados:
- Campo de la Guardia
- Casa del Blanco
- Dehesa del Carrizal
- Dominio de Valdepusa
- Finca Élez
- Guijoso
- Pago Florentino
- Pago de Arínzano
- Pago de Otazu
- Prado de Irache
- Pago de Ayles