Escrevemos estes dias a respeito de algumas opções do que servir em festas e eventos, pois bem, agora vamos passar algumas dicas da temperatura que estas bebidas devem ser servidas, logo que realmente fazem uma grande diferença você servir um vinho branco, espumante, tinto e principalmente os de sobremesa fora de sua temperatura ideal de serviço.
Ao servir um vinho branco muito gelado, este ficará fechado e você não aproveitará seus aromas, e se estiver estupidamente gelado, irá congelar suas papilas gustativas.
O contrário também não pode servir um vinho branco acima de sua temperatura, não será uma experiência nada agradável, principalmente se este vinho for doce, parecerá um “xarope”.
Os tintos por sua vez quando servidos gelados, irão transmitir uma sensação de amargor e os taninos ficarão “duros”, ou seja, muito mais amargo, então se deixar o vinho na geladeira, lembre-se de “esperar” ele voltar a temperatura ideal, para depois beber, caso contrário você vai sentir só amargor e acidez, e vai “parecer” estragado.
Agora nada de servir um vinho tinto em uma temperatura ambiente, se você estiver em na praia, na piscina, ou em um dia quente de verão, com a sensação térmica acima de 25ºC! O vinho tinto por sua vez quando servido acima da temperatura irá exalar muito mais o álcool e assim “parecerá” mais alcoólico do que é!
Então não se acanhe ao pedir para resfriar o vinho onde quer que esteja, se ele não estiver na temperatura ideal, como também espere antes de tomar se estiver muito gelado, você irá aproveitar muito mais do vinho, e se estiver harmonizando com algo, então esta espera ou pedido serão cruciais para uma experiência feliz.
Abaixo segue quadro com as indicações das temperaturas ideais de todos os vinhos!
Ficou em dúvida? Envie um e-mail que responderemos!