O Outono chegou, e com ele dá início à transição das cores verdejantes da flora e passam para tons avermelhados, dourados e amarelados. Os dias são marcados pela brisa fresca e as noites começam a anunciar a chegada da próxima estação. O início do Outono é marcado por dia e noite com a mesma duração, 12 horas. Entretanto, a cada dia que passa, as noites vão se tornando mais longas, até chegarmos ao início do Inverno quando teremos as noites mais longas do ano. No hemisfério sul começa no mês de Março e finaliza em junho, já no hemisfério norte tem início em setembro e vai até dezembro.
As características da estação são praticamente as mesmas, seja no norte ou sul. Outono é a estação de transição entre o Verão e Inverno. Assim, presenciamos características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições do tempo. Durante essa estação ocorre a maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos. As folhas, com poucos nutrientes, além dos frutos bastante maduros, se não colhidos, caem no chão.
A videira é uma trepadeira arbustiva, tal como todas as plantas, depende da temperatura ambiente para suportar toda a atividade enzimática que está na base do seu ciclo vegetativo. Após a colheita, com o avançar do Outono e a conseqüente diminuição das temperaturas, a videira vai deixando de ter condições que suportem a sua atividade, as folhas mudam sua coloração e acabam por cair. Entre fim do Outono e o princípio do Inverno a videira entra em repouso vegetativo e só sairá quando as temperaturas médias do solo ultrapassar os12°C. É durante este período de repouso vegetativo que se realiza a poda seca.
O ciclo vegetativo da videira, é como de outras plantas, precisam economizar energia, pelo fato dos dias de outono ser mais curto, ou seja, menos luz solar disponível. Para tanto, retiram nutrientes das folhas e os concentram no caule. Sem os nutrientes, as folhas ressecam e caem. Mas a videira permanece viva e preparada para atravessar o inverno, quando fará o repouso vegetativo. A reserva estratégica, apesar de sacrificar suas folhas, garante a produção de energia suficiente para sua sobrevivência até a chegada da próxima Primavera, quando terá início a geração de novas folhas, flores e frutos.
Com o Outono começa a temporada de cuidados especiais com as plantas: limpeza, adubação e poda. As chuvas diminuem e o solo passa a ficar ressecado. Portanto o Outono é uma estação de “preparação”, ou “seja previdente”, pois quando chegar o inverno, a dificuldade será maior: o frio será mais intenso; a presença das cores e nosso ânimo serão menores.
No “Outono” a Mãe Natureza ensina que devemos descartar nossos horrores, como as folhas secas que caem, e concentrar energia, para enfrentar as dificuldades do inverno, e depois começar um novo ciclo de vida e beleza.