A origem do chocolate remonta a 1.200 a.C entre os Maias, que foram os primeiros a se interessarem pelo fruto do cacaueiro. A tradição do cacau era de origem divina. Haviam festas celebradas a cada ano, no período de abril, em honra do deus do cacau Ek Chuah. Os astecas chamavam a bebida preparada com cacau 'xocolatl', e a preparavam com as sementes do cacaueiro, resultando em uma bebida espessa e amarga, que era bebida após as refeições, principalmente no inverno.
O Cacau chegou na Europa em 1528 pelos conquistadores espanhóis. Em 1544, foi bebido pela primeira vez na corte espanhola.
Na Europa, apenas a nobreza e os ricos podiam se dar ao luxo de consumir o produto importado, que era bastante caro e era monopólio da Espanha. Apenas no início do século XX o chocolate tornou-se barato e todos puderam consumi-lo.
O Chocolate na Suíça
Uma das características da Suíça é a produção de produtos de alta qualidade, e o Chocolate não podia ficar fora deste contexto. Prova disto que o governo estabeleceu uma Associação de Produtores de Chocolate, conhecida como Chocosuisse, para promover o chocolate suíço e manter a alta qualidade de seus produtos.
A primeira fábrica de chocolate data de 1819, graças ao Sr François Louis Cailler. Sendo que a maior inovação do mercado foi a adição de leite na fabricação dos produtos em 1875, e em 1879 foi criada a primeira barra de chocolate ao leite para ser ingerida como sobremesa. Avanços tecnológicos, ingredientes finos, competição entre as diversas marcas e a paixão nacional dos suíços pela iguaria fizeram com que o chocolate suíço se transformasse e permanecesse com a fama de ser o melhor do mundo.
E em se falando de chocolate suíço, vamos falar do que é o número 1 na suíça e que agora está no Brasil, Chocolate Frey.
CHOCOLATE FREY- Bom sabor tem tradição
Em 1887, os irmãos Max e Robert Frey fundaram o Chocolate Frey em Aarau, na Suíça. Após testarem novas receitas e balancearem cuidadosamente os ingredientes, criaram um saboroso chocolate. Apenas 14 anos depois, Chocolate Frey tornou-se conhecido em toda a Suíça como um dos melhores chocolates feitos naquele país. Rapidamente, ganharam popularidade e sucesso. Hoje, 125 anos depois, Chocolate Frey é o chocolate número 1 da Suíça.