Petite Sirah (ou Durif) é uma variedade de uva de pele negra. Como Petite Sirah é conhecida na América do Norte e do Sul. No resto do mundo, é geralmente conhecida como Durif, em homenagem ao seu descobridor, o Dr. François Durif.
Dr. Durif, no vale do Rhone, “lançou” a nova uva para o mundo por volta de 1880, após perceber um cruzamento natural (provavelmente devido à polinização cruzada) de um de seus vinhedos de Peloursin (é uma variedade de uva tinta francesa pouco conhecida e praticamente extinta). Embora haja controvérsias de cruzamentos, e estudos ampelográficos apontam como progenitor a Syrah. Esta informação foi importante, mas não surpreendeu logo que existam semelhanças visuais entre as duas uvas.
“Petite” aqui se refere aos pequenos frutos, intensamente coloridos que fazem da Petite Sirah uma casta distinta. Os altos taninos e acides presentes na Petite Sirah fazem dela uma excelente candidata para o envelhecimento. Sabores primários, muitas vezes associados ao vinho são amora, chocolate e pimenta preta. Muitas outras características da Syrah também podem ser notadas, como alcaçuz e vários elementos à base de plantas.
Em sua história, a Petite Sirah originou na França, mas por lá nunca foi cultivada comercialmente, e sim usada como uma parceira coadjuvante nos blends, por adicionar cor e estrutura aos vinhos de safras mais fracas, adaptou-se muito bem em climas mais secos, como a Califórnia e Austrália. Em áreas particularmente quentes, os altos níveis de álcool têm sido características de seus vinhos. É uma uva popular na Califórnia, e os vinhos desta região apresentam nariz picante, sugerindo pimenta preta, por vezes poderoso aroma de amora bem madura, com paladar encorpado e taninos presentes, e ótima acidez.
Já houve plantações maiores da Petite Sirah na Califórnia, no entanto se percebe um declínio da produção a favor do “seu pai” a Syrah, que vem ocupando mais as taças dos Americanos nos últimos anos.
Você já tomou um vinho da uva Petite Sirah? conte-nos o que achou!!