Solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno e verão. No hemisfério sul, o solstício de verão pode acontecer entre os dias 20 ou 23 de dezembro e o solstício de inverno entre os dias 20 ou 23 de junho. Os dias e horas em que ocorrem os solstícios não são iguais devido à velocidade atingida pela Terra na órbita elíptica. A viagem é mais rápida quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) do que quando está mais distante (afélio). Estas datas também eram de grande importância para diversas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento.
Solstício significa a época do ano em que o Sol incide com maior intensidade em um dos dois hemisférios. Durante o solstício, o Sol (visto da Terra) surge no ponto mais afastado do equador celeste ao realizar o seu movimento aparente no céu.
O solstício de inverno indica que a duração da noite será a mais longa do ano, e caracteriza os próximos dias da estação, noites mais longas e dias mais curtos, é também o começo oficial do inverno.
A estação de inverno, na teoria, é a mais seca e a mais fria do ano, em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.
Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais hibernam nesse período, e não são somente animais que hibernam, mas algumas plantas também têm seus ciclos alterados de acordo com a estação do ano, exemplo disto são as videiras.
É durante o inverno, que se dá a fase de repouso vegetativo ou invernal da videira; a planta já sem folhas, caídas durante o outono, repousa, a sua aparência é de estar “morta”, logo que apenas a parte de madeira esta amostra, e sem qualquer estrutura vegetal. A videira é bastante resistente às baixas temperadas. Os nutrientes que seriam usados pelas folhas se acumulam e dessa reserva, assim estocada, dependem o equilíbrio fisiológico da planta e sua longevidade, é nesta fase de repouso, que se faz a poda de inverno, para que cresça de forma homogênea. Quando as temperaturas começarem a subir, no início da Primavera, elas despertarão e iniciam as suas atividades.
Chega a ser antagônico, que na estação de maior consumo de vinhos, as videiras estejam a dormir.
E qual será o motivo de consumirmos mais nesta estação? ... Já escrevi algo a respeito, no inverno passado.