Vinho e Chocolate
Você sabia que o processo de fabricação do chocolate é muito similar ao vinho. Ao menos no que se refere a leveduras, pois as uvas e o cacau são fermentados com o mesmo tipo de levedura. Talvez por isto haja tantos amantes de vinho e chocolate!
O jogo de lugares: O Chocolate e o Vinho.
Apesar da existência de uma afinidade entre ambos, muitos vinhos e chocolates lutam pelo mesmo "espaço da boca" e algumas vezes este jogo pode acabar em uma briga, e é você que ficará com o resultado... um amargor indesejável.
Felizmente há vinhos que combinados com chocolates lhe induzem a sensações maravilhosas!!
Vamos dar uma olhada nas opções de vinhos que melhor harmonizam com chocolates.
Chocolate branco
Se falarmos em aspectos técnicos, o chocolate branco não é realmente "chocolate" porque não inclui cacau, apenas a gordura de cacau. Este fato faz com que sejam um pouco menos versáteis na harmonização com vinhos.
Vinhos recomendados: Porto Rose, Ice Wine, Orange Muscat, Tokaji, Porto Vintage, Lambrusco ( Amabile);
Chocolate branco com Morangos: O novo estilo de Porto, o Porto Rosé, vai acrescentar nuances frutais que realçam os morangos e vão agradar muito.
Bom com macadâmia: Os Moscatos irão adicionar sabores de frutas tropicais, um novo sabor irá aparecer nos cookies de chocolate branco com macadâmia!
Amoras e creme Uma garrafa de Porto Vintage harmoniza maravilhosamente com chocolate branco, amoras e creme.
Chocolate ao Leite
Um bom chocolate de leite realmente irá agradar até mesmo o mais ardente amante de chocolate amargo. Por exemplo, você sabia que o interior das trufas é geralmente creme com chocolate? O creme acrescenta um pouco de gordura extra que você vai trabalhar melhor com vinhos do que o chocolate amargo propriamente dito.
Vinhos recomendados: Moscatel de Setúbal, Amontillado, PX Sherry, Creamy Sherry, e Porto Vintage.
Um bolo de chocolate servido com um vinho Shiraz, o qual é um vinho tinto e seco; - com bolo de chocolate? É possível, já que a adição de amido e gordura no bolo de chocolate, e que trabalham bem com o estilo de vinhos tintos secos. (O que você acha?)
Chocolate Caramelo
O Caramelo acrescenta salinidade ao chocolate. Chocolates com caramelo são a harmonia perfeita de doce, salgado, amargo e gordura. Os vinhos podem harmonizar por similaridade ou complementar, quando se trata de chocolates com caramelo. Para o chocolate com caramelo, uma boa pedida é um Amontillado, que faz você pensar só em caramelo, pois é o que vai realçar em sua boca.
Vinho para uma harmonização por similaridade: Vin Santo, Cream Sherry, Porto Tawny 20 anos, Moscatel de Setubal, Madeira, Sherry Amontillado.
Vinho para harmonização complementar: Moscato d'Asti, Demi-Sec Champagne (um champanhe doce), Lambrusco.
Chocolate Amargo
Um chocolate amargo tem um mínimo de 35% de sólidos de cacau, mas os números ficam ainda mais elevados do que este. Chocolates amargos, normalmente, não gostam de "compartilhar” o mesmo espaço no paladar, principalmente se forem dividir espaço com vinhos tânicos, e não-doces, como um vinho tinto de Tannat, que tem um alto teor de taninos e seja seco.
Vinhos recomendados: Vin Santo, Porto, Late Harvest Zinfandel, Banyuls, Licor de Tannat.
Chocolate com Frutas Oleaginosas
Chocolates que tem frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs e amendoim) possuem a gordura destas, que precisa ser levado em conta na harmonização. Para os chocolates que contem nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, e outras frutas oleaginosas, procure um vinho que acentua o sabor destas frutas, como um Tawny 30 anos. Você terá uma experiência inesquecível.
Chocolates Saborizados
Quando você encontra chocolates com sabores, como hortelã, cereja, e até mesmo especiarias, ex.: Pimenta ou gengibre. Ao fazer uma harmonização com vinho tenha como foco o sabor em evidência, e não o chocolate, para a escolha do vinho.
Morangos mergulhados no Chocolate, qual é o Vinho?
A sobremesa de morangos mergulhados no chocolate, realmente funciona muito bem com um espumante rosé doce como o J.C. Le Roux
Uma ótima Páscoa!!