
Os vinhos Rosés têm seu berço em Provence, na França. Região que encanta o mundo com suas belas praias e seu glamour. Qualquer apreciador de vinhos do planeta que tiver a oportunidade de ir a essa região vai mudar seus conceitos e considerar o rosé um vinho alternativo, com lugar garantido à mesa. Provence é o maior produtor de vinhos Rosados. Os romanos chamavam a região de “Nostra Provincia”, daí o nome “Provence”. A região também é fonte de inspiração de pintores como Van Gogh e Picasso; Em 20 anos, o consumo de vinho rose da Provence dobrou graças aos novos fãs: "principalmente as pessoas mais jovens". Estes vinhos são particularmente adequados às novas tendências gastronômicas - a cozinha internacional.
Mas não é só na Provence que há produção de vinhos Roses, em países europeus como Itália, Portugal e Espanha, os rosados ou rosatos também têm importância.

Os Roses da Provence tem estilo único, o qual se deve em grande parte a seu método de elaboração. Enquanto que quase todo o mundo os roses são elaborados pelo processo de “sangria”, na Provence usa-se a "pressurage direct".

O vinho rosé sempre deverá ser servido numa temperatura entre 8º – 12º C graus. Se bebido a uma temperatura mais baixa, o vinho rose acaba exaltando o discreto tanino presente, tornando desequilibrado.
Ótima opção para dias quentes e são extremamente flexíveis nas harmonizações, podendo acompanhar com carnes leves, peixes, massas, pizzas, paellas ou simplesmente bebericar com amigos.