segunda-feira, 30 de abril de 2012

Haja Vinho

Haja vinho... É que dá ter uma imersão nesta questão, quando se vai a Vinitaly- Verona (Itália). Este ano mesmo com a redução de 1 (hum) dia o movimento não foi menor, de 5 para 4 dias, ao redor de 150 000 visitantes dos 4 cantos do mundo com a oportunidade de verificar in loco 4200 estandes com produtores só italianos (ou na sua enorme, enorme maioria). Este ano cobriu o período de 25 a 28 março, no espaço Verona Fiere.

Sempre tive a curiosidade de entender algumas regiões e, por conseguinte seus vinhos. Foi assim que em almoço com Claudio Cavicchioli, 3ª geração de produtores do famoso Lambrusco, que por sinal aqui no Brasil, o que desponta  a categoria com maior volume entre os vinhos importados de menor preço.



Cavicchioli seu avó era um comerciante de uvas e em 1928 iniciou o negocio.... O grande mercado é a Espanha, Brasil e Oriente.

Como  origem, o Lambrusco - Rose Del Grigno, Cavicchioli conta que se tomava este vinho sempre de forma natural (método clássico) sem adição de açúcar ou no caso licor de expedição. Com graduação de 11% um vinho fácil, lembrando a temperatura ideal para apreciá-lo,  sempre e eternamente fresco.

De volta a família Cavicchioli os irmãos Claudio e Sandro continuam a saga, Sandro envolvido com a produção e Claudio no comercial. Hoje a Empresa vinícola pertence ao Gruppo Italiano Vini –GIV um dos maiores no cenário de produção vinícola da Itália.

Chegando a hora da sobremesa e direto da cozinha montada especialmente no estande Cavicchioli, apresenta-se a crema pasticcera da Signora Giovanna Guidetti uma chef que faz da cozinha, uma leitura das coisas simples da região Emiliana. Depois de alguns minutos de discordância entre Claudio e Giovanna, acabei sabendo que a mesma tem um restaurante, o Osteria La Fefa, pequeno e bem montado, o qual quase recebeu 1 estrela Michelin, contudo foi mencionada no guia Del Expresso (importante guia italiano de restauração) como 2º restaurante em Modena.

Giovanna escreveu seu livro (190 paginas, 32 euros, italiano/ingles não disponível no Brasil) de receitas: A Tavola con Duchi e Duchesse (A mesa com duques e duquesas).

Quem gostar vai a receita :
1 Litro de leite
10 gemas de ovos
68 gr.de farinha
10 colheres de açúcar

Bater as gemas de ovos com açúcar. Adicionar delicadamente a farinha e por ultimo o  leite evitando que se formem gomos no mesmo. Colocar em 1 frigideira sobre o fogo e levar a ebulição, girando sempre na mesma rotação. Continuar o cozimento por mais de 5 minutos.

À mesa vieram cubinhos da “Crema” que foram harmonizados com Rose Del Cristo, bárbaro em pureza, método Clássico 2007 e a versão tinta , rubi, boa acidez , fresco Vigna Del Cristo 2011.

Resumo: existem bons lambruscos com personalidade, seu problema.... é seu preço no Brasil.   Salute!!!

by Bruno Airaghi