
Segue algumas ideias para a criação de uma tábua de queijos que vai fazer seus convidados acharem que você contratou um serviço de buffet. A melhor parte? Você pode facilmente deixa-la pronta, e quando seus amigos chegarem, tudo que você tem a fazer é sentar, saborear um espumante, e desfrutar. Brindemos a isso!

Escolha um diferencial: patês, como um pesto de manjericão ou um spread de tomate seco ao sol. Não só isso é uma ótima maneira de introduzir um novo ingrediente (os convidados podem montar seus próprios canapés!), Mas também permite que você decore a mesa e ela fique bonita.
Adicione alguns embutidos, como salame fatiado, copa, ou até mesmo presunto. Tem convidados vegetarianos? Tente substituir por legumes em conserva, para incorporar essas opções salgadas.

Snacks: Para uma tábua saudável, menos calórica, use mais vegetais! Tente cortar cenoura cruas e pepinos em tiras longas, e coloque-os em copos de coquetel. Vai deixar mais colorida e menos calórica!
Faça você mesmo: Uma vez que você reuniu todos os ingredientes, escolha a base para montar. Ela não precisa ser uma tábua de madeira! Você pode usar um prato retangular, um peça de ardósia, ou até mesmo a sua tábua de cortar que usa todos os dias. Em seguida, escolha o maior de seus queijos para caracterizar como uma "peça central", que deve estar entre os maiores itens na base. Em seguida, crie linhas com seus outros ingredientes para fazer a tábua ficar encantadora. Se os ingredientes não são suficientes para preencher a tábua toda, mova os itens para dentro em direção ao centro e deixe uma borda em torno deles. Isso fará com que a tábua pareça mais cheia e mais coesa. E não esqueça das facas de queijo, talheres e pratos se necessários, para seus convidados. Voilà! Você é um profissional em montar tábua de queijos.
E para harmonizar, podemos sugerir que os queijos frescos e os brancos de massa mole sejam harmonizados com vinhos brancos leves, frutados e refrescantes, com acidez elevada (para equilibrar com a acidez dos queijos), como os Sauvignon Blanc, espumantes e sobretudo o Champagne, seja pelo equilíbrio na acidez, seja pelo enfrentamento do sal moderado do queijo pela efervescência do vinho. Preferindo um tinto os Pinot Noir frutados e com taninos macios são ótimos para acompanhar.
Um traço marcante dos queijos semi-moles é uma doçura discreta, o que cria o pano de fundo perfeito para os brancos aromáticos, principalmente os Riesling, mas também Vermentino, e mesmo um Torrontés. Entre os tintos, os leves e frutados como Pinot Noir, Beaujolais, Zinfandel, Barbera e Dolcetto são opções para quem não abre mão de algum tanino.

O sal dos queijos azuis se harmonizados com vinhos doces produzirão uma experiência única. O contraste do salgado com o doce, mais o traço de caramelo dos queijos, resulta em harmonizações clássicas. As particularidades de cada queijo azul conduzem a uma linha sutilmente diferente entre os doces. Assim, o Stilton é imbatível com um Vinho do Porto Vintage, o Roquefort com um Sauternes e o gorgonzola com um Late Harvest.
Pensando nisso fizemos uma seleção de vinhos que vai muito bem com uma tábua de frios! Confira!!