As cervejas especiais ocupam cada vez mais o mercado com a oferta de estilos e tipos, que podem criar dúvida na escolha por parte do consumidor. Então o que seria uma cerveja especial? São cervejas produzidas com alguma diferenciação quando comparada com as cervejas comerciais mais populares.O que torna uma cerveja “especial”, este termo não representa nenhum estilo específico de cerveja, e para você conhecer quais são os Estilos de Cervejas existentes, existe o Beer Judge Certification Program (BJCP), que é um Guia de Estilos, o qual tem traduzido - DIRETRIZES DE ESTILO BJCP - vale o click se deseja conhecer sobre os estilos e suas diferenças.
Entretanto, quando se fala em Cerveja Especial, normalmente entende-se uma cerveja diferenciada, seja por ser importada ou ter sua produção “mais artesanal”, estas chamadas de cervejas artesanais. As cervejas mais populares e comerciais no Brasil são mais leves e não apresentam em sua composição aromas e sabores intensos ou diferenciados. Cervejas especiais são preparadas com maior preocupação em garantir um estilo ou seguir uma tradição, como a Lei de Pureza da Cerveja – encontrada inicialmente nas cervejas alemãs.
Agora ao ouvir o termo Cervejas Especiais, saberá que se trata de uma cerveja produzida com matérias primas de melhor qualidade, com nenhum ou poucos aditivos químicos, e conseqüentemente de melhor qualidade e sabor diferenciado. Conheça os estilos e descubra qual é o que te agrada mais!!