Chianti Melini Pian del Masso DOCG 2009
É da Toscana que vem o Chianti, e quem já trilhou suas sinuosas e pitorescas estradinhas, sabe o que é ir se deparando com cidadezinhas diversas que carregam em seu nomes o termo Chianti, como Gaiole in Chianti, Greve in Chianti etc. Foi lá que Bettino Ricasoli inventou esta deliciosa fórmula de vinho, perfeita para acompanhar a cucina italiana do centro de Itália: 70% sangiovese, 15% cannaiolo e 15% malvasia bianca.
Hoje os chiantis são feitos também com outras uvas como a merlot, que integra o corte deste envolvente Chianti Melini Pian del Masso DOCG .
De um rubi vivo, aroma de frutas vermelhas maduras, couro, animal, enfim complexo. Na boca, saboroso, sedoso e de longa persistência com a acidez italiana amiga das refeições. Muito agradável. Um vinho que exclama!
A Melini foi fundada em 1705 e é uma das vinícolas mais antigas da Toscana. Foi a primeira a adotar o sistema de "crus", nos quais se dividem os vinhedos por lotes segundo suas características e qualidades. É também o maior produtor de Chianti Classico.
A vinícola leva o nome do signore Melini, inventor em 1860 da garrafa "Strapeso Fiasco", envolvida com palha (fiasco em italiano) e resistente à pressão das rolhas colocadas mecanicamente.
Os chiantis tornaram-se tão populares no século passado que os produtores passaram a produzir em grandes quantidades, despreocupados com a qualidade. A qualidade decaiu tanto a ponto de o termo fiasco - que designava o Chianti em garrafa de palha - tornar-se sinônimo de fracasso.
Desde os anos 90 a excelência do Chianti foi recuperada. Este Melini é um vinho saboroso para acompanhar os pratos da cozinha italiana. Importação da Interfood. R$82,90 na Todovino 11-2602-7266.
Matéria postada por Silvia Franco. Segue link da máteria na íntegra:
Chianti Melini Pian del Masso DOCG 2009