terça-feira, 16 de abril de 2013

Malbec World Day - 2013

Argentina, com aproximadamente duzentos anos de tradição na produção e no consumo de vinhos finos, iniciou sua trajetória quando os primeiros espécimes de "vitis vinifera" foram trazidos a América pelos colonizadores espanhóis a começos do século XVI, e a Malbec foi uma delas.

A uva Malbec, é de origem francesa e mais específica da região de Cahors, também presente em Bordeaux, encontrou condições excelentes na Argentina, onde produz vinhos frutados, muito macios, de bom corpo, cor escura e tânica, para ser consumidos ainda jovens, e também usados para vinhos mais longevos.



 

 

 

 

 

O dia 17 de Abril foi criado como o Dia Internacional do Malbec para honrar a Malbec - cepa emblemática que representa os vinhos Argentinos em todo o mundo. E Mendoza, é o berço da Malbec, que chegou em 1853 na região, trazida pelas mãos do francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza.

Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, foi apresentado o projeto perante a Legislatura Provincial, com o objetivo de fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de lei pela Câmara de Representantes, em 6 de setembro do mesmo ano.

O dia 17 de abril é para a Wines of Argentina não só o símbolo da transformação da vitivinicultura argentina como também o ponto de partida para o desenvolvimento desta cepa, emblema do nosso país no mundo.

Para as comemorações do dia do Malbec, você já deve estar com a sua garrafa em mãos, fizemos então algumas sugestões de harmonizações para você acompanhar o Malbec escolhido:

Malbec leves, com curto ou nenhum estágio em barricas de carvalho: Aperitivo, carnes vermelhas magras grelhadas ou assadas, torta de frango e massas simples em geral, molhos de bolonhesa e ao sugo. pizzas, e queijos médios.

Malbec médio, já apresentam algum estágio em barricas de carvalho: Cortes de parrilla, massas com molhos consistentes, Ragout de rabada, polenta a bolonhesa e queijos duros como Parmesão. Empanadas, perdiz, codorna, carne de caça e cordeiro.

Malbec encorpado, grandes vinhos com tempo de barrica, são mais tânicos e muito potentes: Paleta de cabrito assado, molhos consistentes, Ragout, carnes vermelhas  assadas, caça, Stinco de vitela, cortes de parrilla, Polenta bolonhesa, pimentões recheados ao forno. Ossobuco, queijos fortes como Gorgonzola e queijos duros.