
O festival nasceu da inquietação sobre os rumos de uma região que vive um processo acelerado e desorganizado de transformação. Trata-se de um laboratório aberto a experiências artísticas que têm na natureza a matéria principal, uma obra em continuo processo de construção – nas oficinas, nos debates, nos encontros informais, nos períodos de residência artística -, em que se estimulam a produção e as múltiplas possibilidades de interação entre as artes, e delas com a paisagem. Transforma-se o espaço, mudam as pessoas – e o mundo. (trechos do livro Arte Serrinha)
Este ano o Festival de Arte Serrinha completa 10 anos. Desde a sua primeira edição, a organização elabora uma programação que valoriza as diversas manifestações culturais, promovendo a experimentação e o diálogo entre as artes num cenário singular e inspirador.

Aberto a pessoas das mais variadas áreas de conhecimento, com interesses, propostas e olhares diversos.
O Festival Serrinha tem como tema deste ano, a Arte do Encontro. Oficinas de artes plásticas, dança, circo e teatro, gastronomia, vinhos, moda, paisagismo, shows, cinema estão na programação. Em meio à natureza, pessoas de interesses diversos tem a oportunidade de vivenciar e pensar a arte de forma original, ciceroneadas por alguns dos nomes mais relevantes de cada segmento.
Locais
Fazenda Serrinha

É onde acontecem as oficinas, palestras e o Projeto Residência. Propriedade de café centenária, em 2001 foi reconhecida pelo Ibama como reserva ecológica particular. Em seus 120 hectares, há um parque de instalações em processo de criação, já contando com obras de Luiz Hermano, Bené Fonteles, Gustavo Godoy e Fernando Limberger. Durante o mês, artistas residentes realizarão intervenções no local. A fazenda possui dois ateliês e uma sala de aula; mas algumas oficinas se apropriarão do ambiente externo, a exemplo das edições passadas.
Galpão Busca Vida

Cine-Rancho
Este espaço funciona num anexo do bar e pizzaria A 2000 por Hora, próximo a Piracaia. Ali, nas noites de sextas e sábados, irá se realizar um ciclo de cinema nacional, seguida de conversa com os diretores. O lugar tem sofás, redes e aquecedores à lenha.
Núcleos de Arte-educação
Desde o início, o Festival realiza um programa de oficinas educativas gratuitas para a comunidade do bairro da Água Comprida, tendo se expandido em 2008 para o vizinho Morro Grande.
Agenda
De 16 a 31 de julho, as oficinas, shows, filmes e documentários desta edição: José Spaniol, Ivaldo Bertazzo, Bel Coelho, Clô Orozco, Hugo França, Marçal Aquino, Tulipa Ruiz, Arnaldo Antunes, entre outros.
O show de encerramento (que faz parte do Circuito Cidade), diferente das edições anteriores, será realizado no Lago de Bragança em parceria com a Prefeitura da cidade que organiza o Festival de Inverno de Bragança Paulista e que também completa 10 anos. A apresentação ficará por conta de Carlinhos Brown, dia 31 de julho.
E para celebrar uma década desta rica trajetória cultural, os idealizadores lançam pela Bei Editora, o Arte Serrinha – livro com 290 imagens que resgatam os processos criativos e as obras produzidas em seu âmbito desde então.

Gustavo Godoy
Galeria de Imagens